16 junho, 2011

Tradição dos Santos Populares regressa às ruas de São Brás de Alportel

No mês de Junho, em São Brás de Alportel “A Festa Sai à Rua” e convida toda a gente a reviver a tradição dos Santos Populares, em ambiente de festa, onde a música convida a um pezinho de dança e os aromas a manjerico se misturam com o perfume intenso da sardinha assada.


Na edição deste ano, o Programa de Valorização dos Santos Populares teve início no Mercado Municipal de São Brás de Alportel. Os vendedores das bancas de peixe do Mercado Municipal querem levar a tradição à mesa dos consumidores: lançaram uma promoção especial, com cavala a 1€ por kg até ao final do mês e apresentam em dicas simples as receitas para confecção de saborosas receitas com cavala.


O Mercado Municipal foi ainda o local escolhido para a estreia da marcha popular são-brasense “Arco-Íris”, promovida pelo grupo da Rua da Praça, uma demonstração espontânea da cultura popular da comunidade. A apresentação a público desta divertida marcha que junta gerações foi o culminar da edição especial de Santos Populares do Mercadinho dos Artesãos (que decorre nos segundos domingos do mês, no espaço polivalente do Mercado Municipal).


Mas a tradição dos Santos Populares vive-se sobretudo noite dentro, nos típicos arraiais. A edição deste ano teve início no passado sábado, dia 11, no Adro da Capela de Santo António, no sítio de Mesquita, com animação musical a cargo do músico Hélder Alves, com a participação especial do Rancho Típico Sambrasense.


Na próxima sexta-feira, dia 17, o arraial chega ao sítio de Alportel, no Parque do Alportel, com animação a cargo do acordeonista Luis Filipe e da marcha popular são-brasense Arco-íris.
Segue-se no sábado, dia 18, mais uma festa popular no Adro da Igreja de São Romão. Neste bonito espaço histórico a animação musical cabe ao artista Luis José, que convida a dançar e celebrar a alegria dos santos populares. No final da noite a Marcha Popular de Bordeira, da Sociedade Recreativa Bordeirense entra em palco com bonitas melodias e novas coreografias para cantar e encantar os espectadores.

No dia 24, dia de São João, pelas 21h30, a festa chega ao Bairro Social João Rosa Beatriz, com um animado bailarico que encerra a edição de 2011, com animação com Luis Filipe e mais uma actuação da Marcha Popular Arco-íris. Organizada pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, esta festa conta com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e da Sociedade Recreativa 1º de Janeiro.
No seu conjunto, o Programa de Valorização dos Santos Populares “A Festa Sai à Rua” é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o apoio das Associações Locais e da Paróquia de São Brás de Alportel.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?